terça-feira, 20 de maio de 2008

Diego Rivera

DIEGO MARIA DE LA CONCEPCION JUAN NEPOMUCENO ESTANISLAO DE LA RIVERA, POPULARMENTE CONHECIDO COMO DIEGO RIVERA, NASCEU EM GUANAJUATO, MÉXICO, NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 1886 E FOI UM DOS MAIORES PINTORES DAS AMERICAS.
ESTUDOU NA ACADEMIA DE BELAS ARTES DE SAN CARLOS (MÉXICO) E CONTINUOU SEUS ESTUDOS NA EUROPA, GRAÇAS A UMA BOLSA DE ESTUDO CONCEDIDA PELO GOVERNO DE VERACRUZ. TRABALHOU NUM ATELIE NA ESPANHA, VIAJOU POR VÁRIOS PAISES DA EUROPA, TEVE CONTATO COM VÁRIOS ARTISTAS ENTRE ELES: PABLO PICASSO, SALVADOR DALI, JUAN MIRÓ E O ARQUITETO ANTONI GAUDI. TEM UMA FORTE INFLUÊNCIA CUBISTA E PÓS-MODERNISTA. DIVIDE O APARTAMENTO COM DUAS PINTORAS RUSSAS DE AI COMEÇA A CONSTRUIR UMA IMAGEM DE MULHERENGO QUE O ACOMPANHARIA POR TODA SUA VIDA. CASA E TEM UM FILHO COM A PINTORA RUSSA ANGELINA BELOFF, LOGO APÓS ELA FALECE. FICA NA EUROPA DE 1907 ATE 1921, QUANDO REGRESSA AO MÉXICO. CRIA JUNTO A OROSCO E SIQUEIROS O MOVIMENTO MURALISTA MEXICANO, DESENVOLVE UMA OBRA GIGANTESCA INSPIRADO NA ARTE AZTECA, PINTA O POVO INDIGENA, SEUS COSTUMES, SEUS TIPOS, A HISTORIA DE SEU POVO. UM POVO QUE FAZ PARTE DE UMA DAS MAIORES CIVILIZAÇÕES E QUE FOI REDUZIDA A MISÉRIA, A EXPLORAÇÃO E AO DISTANCIAMENTO DE SUA IDENTIDADE. DIEGO RIVERA, É UM DOS QUE AMARRAM ESSES LAÇOS CORTADOS PELOS INVASORES EUROPEUS E SUSTENTADO PELAS OLIGARQUIAS NACIONAIS E DEVOLVE A SEU POVO COM SEUS MURAIS E ARTE. SUA ALTIVEZ E ORGULHO DE SUAS ORIGENS E HISTORIA. PINTA MONUMENTAIS MURAIS EM LUGARES PÚBLICOS. DESENVOLVE UMA LINGUAGEM SIMPLES, DIRETA, POLITICA SOCIAL PARA ATINGIR A MAIOR QUANTIDADE DE PÚBLICO E PARA QUE SUA ARTE ESTIVESSE AO ALCANÇE DE TODOS. RIVERA, MILITANTE COMUNISTA ARDOROSO EM MUITAS DE SUAS OBRAS APARECEM FORTEMENTE SEUS IDEAIS E ANSEIOS POR UMA SOCIEDADE IGUALITARIA. SEU RELACIONAMENTO COM O PARTIDO COMUNISTA FOI LOGO COMPLICADO E TEMPESTUOSO. VIAJA AOS E.U.A. E DE 1930 A 1934 TRABALHOU NO FRESCO DO ROCHEFELLER CENTER EM NOVA IORQUE QUE FOI DESTRUIDO ANTES DE SER CONCLUIDO. NESTE FRESCO RIVERA FAZIA A EXALTAÇÃO DO COMUNISMO E UMA CRITICA DURA AO CAPITALISMO. PAGAM TODOS OS HONORARIOS, PARA NÃO TER RECLAMAÇÃO ALGUMA E LOGO O DESTROEM.
PASSA MOMENTOS MUITOS DIFICIES NOS E.U.A. VOLTA AO MÉXICO, MAIS COMO TODO ARTISTA RESURGE DAS CINZAS COM MAIS VIGOR. DIEGO RIVERA MULHERENGO DE MUITAS AMANTES DE 4 CASAMENTOS E DE UMA GRANDE MULHER, A PINTORA MEXICANA FRIDA KAHLO.
DIEGO RIVERA O ARTISTA DO REALISMO SOCIAL DOS GIGANTESCOS MURAIS QUE DIALOGAM COM AS MASSAS DAS CORES CONSTRASTANTES COM CHEIRO DE TERRA, COM SABOR DE POVO E COM AR DE REVOLUÇÃO
MORRE EM SAN ANGEL EM 24 DE NOVEMBRO DE 1957 AOS 70 ANOS.

Nenhum comentário: