sexta-feira, 8 de agosto de 2008

MANIFESTO DA ARTE POSER

O Manifesto Poser foi escrito por Horacio Martinez e Gugui Martinez na cidade de Valença Bahia no dia 08 de Agosto de 2008.

MANIFESTO POSER

Baseado nos princípios de liberdade de expressão e completo descomprometimento com regras medíocres que permeiam os recintos decadentes de qualquer escola artística a partir desta data instala-se a ARTE POSER.
Para a ARTE POSER o que vale é a energia psíquica, o potencial artístico que libera o performático.
A ARTE POSER se apropria do instante para revelar-se. A obra esta no ser humano mais do que em qualquer material modelável ou qualquer objeto externo à condição humana.

Ao contrário do termo “Posar” que significa prostrar-se momentaneamente diante de uma câmara ou diante de alguém como modelo, na ARTE POSER, essa atitude é paradoxal por que ao mesmo tempo em que se demonstra como modelo em fase de transformação para a obra de arte, é a obra de arte em fase de transformação para um novo modelo. POSER é por isso a atitude performática de alguém diante de um público. A ARTE POSER se baseia nestas atitudes performáticas, criadas por um ou mais artistas para revelar exacerbadamente a energia psíquica que resulta no potencial artístico que libera o performático. Quem se propõe a isso, não é um modelo passivo, inerte. Não é uma peça modelável, um corpo sonolento, uma massa espojada aleatoriamente. Não é um quadro, uma escultura, um desenho, uma instalação. É um quadro, uma escultura, um desenho, uma instalação em uma ação performática. E por assim se revelar passa a chamar-se ARTISTA POSER todo aquele que se apropriando de uma idéia, de um tema, transforma o reservatório da energia psíquica, em uma ação capaz de provocar um constrangimento coletivo. Entenda-se por constrangimento coletivo a ação de provocar no público o sentimento de repulsão até a causa da polêmica. A ARTE POSER não pode ser separada do artista. O artista é a arte, a obra de arte, o veículo, a matéria prima, o expoente, o exposto, o exótico, o ótico, o obvio. O ARTISTA POSER, encerra uma originalidade quase ingênua embora debochante, uma fragilidade adocicada embora agressivamente agridoce.

1- A arte poser pode ser desenvolvida em qualquer espaço.
2- O artista Poser não se importa com elogios ou criticas. Ele é o centro das atenções. Ele é a própria obra.
3- Cada um pode usar a sua obra de arte interior.
4- Para o artista Poser todas as pessoas são obras de arte mais nem todas sabem utilizar seu potencial Poser.
5- O artista Poser pode ser natural ou artificial, o importante é o impacto de sua atitude.
6- O artista Poser independe de convites para participar de qualquer evento de arte.
7- O artista Poser nunca se irrita ante a ira do semelhante (que ainda não assumiu a arte Poser)
8- O artista Poser nunca paga para expor em nenhuma galeria, salão ou bienais de arte.
9- Na arte poser o que vale é o ser humano.

Valença, 08 de agosto de 2008

Um comentário:

Jugler° thg disse...

caraio, esse blog mudou se pra algum lugar?

raro encontrar coisas boas na net.