terça-feira, 3 de junho de 2008

AMADEO CLEMENTE MODIGLIANI

AMADEO CLEMENTE MODIGLIANI NASCEU EM LIVORNIO (TOSCANA) EM 12 DE JUNHO DE 1884. FOI ARTISTA PLÁSTICO E ESCULTOR ITALIANO QUE VIVEU EM PARIS.
SUA FAMÍLIA PERTENCIA A BURGUESIA JUDAICA, EM SUA INFÂNCIA A CRISE ECONÔMICA QUE ASSOLAVA A ITÁLIA LEVARIAM A FALÊNCIA A SEU PAI. SUA MÂE EUGENIA GARSIM SERIA UMA INCENTIVADORA COM AMADEO VISITARIA MUSEUS DE ARTES E VIVERIAM NUM AMBIENTE COM DIFICULDADES ECONÔMICAS MAIS RODEADO DE INTERESSES LITERÁRIOS E FILOSOFICOS.
ESTUDA COM O PINTOR GUGIELMO MICHELI
NA ADOLESCÊNCIA CONTRAI FEBRE TIFOIDE, DOENÇA QUE FRAGILIZARIA SUA SAÚDE DURANTE TODA SUA VIDA.
MODIGLIANI SE DEDICA A ESCULTURAS MAIS DEPOIS DE CONTRAIR TUBERCULOSE DEDICARIA-SE SOMENTE A PINTURA.
EM 1906 SE INSTALA EM MONTMARTRE EM PARIS NUM PEQUENO ESTUDIO EXPÕE 6 QUADROS NO SALÃO INDEPENDENTES EM 1908 NO ANO SEGUINTE EXECUTA O RETRATO “A AMAZONA” É SUA PRIMEIRA ENCOMENDA PAGA.
EM 1914 CONHECE A EXCENTRICA JORNALISTA INGLESA BEATRISE HASTINE E TERÁ COM ELA UMA TEMPESTUOSA LIGAÇÃO AMOROSA QUE DURA 2 ANOS. EM 1915 PINTA O RETRATO DE PICASSO E OUTROS CONTEMPORÂNEOS FAMOSOS. CONHECE O POETA E NEGOCIANTE DE ARTE LEOPOLD ZBOROSKI QUE SERÁ SEU MELHOR AMIGO E PROTETOR.
EM 1917 EXECUTA UMA SÉRIE DE 30 PINTURAS DE NUS E EM ABRIL CONHECE A JOVEM JEANNE HEBUTERNE QUE VIRIA A SER SUA MUSA E COMPANHEIRA. É INAUGURADA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL NA GALERIA BERTHE WEILL, DURANTE SUA ABERTURA É FORÇADA A FECHAR POR QUE OS NUS SÃO CONSIDERADOS ESCABROSOS.
EM 1918 NASCE A FILHA DE JEANNE E MODIGLIANI QUE RECEBE O MESMO NOME DA MÃE. ZBOROVSKI PROMOVE A APRESENTAÇÃO DE VÁRIAS OBRAS DE MODIGLIANI EM LONDRES E OS COLECIONADORES COMEÇAM A COMPRAR SUAS OBRAS. AO VOLTAR A PARIS ASSINA UM DOCUMENTO NO QUAL SE COMPROMETE A CASAR-SE COM JEANNE QUE ESTÁ NOVAMENTE GRÁVIDA.
NO FIM DO ANO ADOECE E CANCELA UMA VIAGEM A ITÁLIA.
A 24 DE JANEIRO DE 1920 AOS 36 ANOS MORRE VÍTIMA DE TUBERCULOSE AGRAVADA PELO USO EXCESSIVO DE ALCOOL E DROGAS (HAXIXE). NO DIA SEGUINTE JEANNE HABUTERNE GRAVIDA DE 9 MESES SUICIDA-SE.
UMA GRANDE MULTIDÃO ASSISTE O FUNERAL DE AMBOS. SUA FILHA JEANNE É ADOTADA PELA IRMÃ DE MODIGLIANI RESIDENTE EM FLORENCIA E ESCREVE MAIS TARDE UMA IMPORTANTE BIOGRAFIA DE SEU PAI MODIGLIANI COMO OUTROS ARTISTAS VIVEU A EXPERIÊNCIA DA EXTREMA POBREZA. E EM SUA VIDA CONSTROI UMA OBRA DE ESTILO PRÓPRIO E AUTONOMA. OS NUS QUE ESCANDALIZAVAM EM SUA ÉPOCA NÃO DESNUDAM O CORPO MAIS SIM A ALMA.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog