quarta-feira, 11 de junho de 2008

Horacio Martinez falou sobre Paul Cezanne no programa radiofonico Alacazum 'palavras para entreter'

PAUL CESANE NASCEU EM AIX EM PROVENCE AOS 19 DE JANEIRO DE 1839 – SEU PAI LUIS AUGUSTO ERA UM BURGUÊS EMPREENDEDOR E QUE DEU A SUA FAMÍLIA UMA BOA POSIÇÃO ECONÔMICA.
PAUL ESTUDOU NO COLÉGIO DE BORDÓN E TINHA COMO COLEGAS, EMILIO ZOLA E BAUTISTA BAILLE ESTES INFLUENCIARAM POSITIVAMENTE SUA VIDA ARTÍSTICA. EM 1861 CEZANE CONSEGUE PERMISSÃO DE SEU RIGIDO PAI PARA ESTUDAR PINTURA EM PARIS. NA ACADEMIA SUIZA ONDE FEZ AMIZADE COM GUILLAUMIN E PIZARRO, MAIS DESANIMA PELOS RESULTADOS NEGATIVOS DE SEU TRABALHO VOLTA PARA AIX.
EM 1862 VOLTA A PARIS E DA AMIZADE COM ZOLA SURGE A OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO AMBIENTE DOS IMPRESSIONISTAS. FREQUENTAVA O PONTO DE ENCONTRO DOS ARTISTAS O “CAFÉ GUERBOIS” MAIS SEU PASSATEMPO PREDILETO ERA PASSAR LONGAS HORAS NO MUSEU DO LOUVRE. NA ÉPOCA SUA PINTURA ERA ROMANTICA, TEMAS DRAMATICOS, DE FANTASIAS OSCURAS E DE UMA GRANDE SENSUALIDADE.
SUA CARREIRA ARTÍSTICA DESENVOLVIA-SE BAIXO O RÓTULO D0 FRACASSO. EM 1866 O JURI DO SALÃO DE PARIS REGEITOU SEU INGRESSO E CEZANE ESCREVE UMA CARTA DE PROTESTO AO DIRETOR DE BELAS ARTES HATE 1882 SERIA EXCLUIDO SISTEMATICAMENTE. TEM UM RELACIONAMENTO AMOROSO COM A JOVEM MODELO HORTENSE FIQUET COM A QUAL EM 1872 TEM UM FILHO QUE TAMBEM SERÁ CHAMADO DE PAUL.
A INFLUENCIA DA AMIZADE COM PIZARRO E SEU HÁBITO DE PINTAR AO AR LIVRE DERAM UM FANTÁSTICO IMPULSO NO TRABALHO DE CEZANE. A LUZ COMEÇA A PENETRAR PELOS LABERINTOS OBSCUROS DA OBRA E AS PINCELADAS FRACIONADAS LHE DAÔ UM TOQUE IMPRESIONISTA. EXPÕE COM OS IMPRESSIONISTAS ATÉ 1879 ONDE ABANDONA ESSA LINGUAGEM DEFINITIVAMENTE.
EM 1886 SEU AMIGO ZOLA EDITA A NOVELA “L´OEUVRE” NA QUAL O PROTAGONISTA ERA UM PINTOR FRUSTADO QUE NO FINAL SUICIDA-SE. CEZANE SE RECONHECESE NO PROTAGONISTA E ENVIA UMA CARTA A ZOLA ROMPENDO UMA AMIZADE DE 30 ANOS. NO MESMO ANO CASA-SE COM HORTENCE E DESDE 1888 SEU TRABALHO GANHA MATURIDADE E SERENIDADE.
DEPOIS DO FALECIMENTO DE SEU PAI NÃO TEM MAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS AO MESMO TEMPO CADA VEZ MAIS VAI ISOLANDO-SE EM AIX E SUA COMPANHIA FAVORITA É O MONTE SANTA VITÓRIA, A QUEM DEDICA 60 PINTURAS. EXPÕE NA BÉLGICA EM BRUXELAS EM 1887, 1889, 1890. EM 1895 NUMA GRANDE EXPOSIÇÃO EM PARIS O MARCHAND VOLLARD SANCIONA OFICIALMENTE A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE PAUL CEZANE.
BERNARD DO GRUPO DE ARTISTAS NABIS VAI QUASE EM PEREGRINAÇÃO A AIX E TRABALHA JUNTO AO GRANDE MESTRE QUE PASSAVA LONGAS HORAS PINTANDO AO AR LIVRE.
UM SINCOPE SEGUIDO RAPIDAMENTE DA MORTE O SORPREENDEM EM 1906 AOS 67 ANOS.
PAUL CEZANE O PINTOR DAS PAISAGENS DAS NATUREZAS MORTAS TAMBEM PINTOR FIGURAS HUMANAS E RETRATOS.
PINTAVA A PROVENZA NATAL O MONTE SANTA VITÓRIA.
SUAS PAISAGENS SÃO SUTILMENTE GEOMETRICAS E DE COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICAS. ERA UM CAPTADOR DE EMOÇÕES E SUA POETICA ANALITICA DESPRECIARIA A PERSPECTIVA E SEU TRABALHO SERIA ALTAMENTE PESSOAL.
PAUL CEZANE QUE UM DIA TINHA SIDO ROTULADO COMO UM ARTISTA FRUSTADO SE TORNARIA O PAI DA ARTE MODERNA POR ABRIR O CAMINHO PARA O CUBISMO E O ABSTRACIONISMO. E É UNS DOS RESPONSÁVEIS DA LIBERDADE QUE GOZAMOS TODOS NÓS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS.

BIBLIOGRAFIA: GRAN BIBLIOTECA SARPE GÊNIOS DA PINTURA
WIKIPÉDIAPAUL CESANE NASCEU EM AIX EM PROVENCE AOS 19 DE JANEIRO DE 1839 – SEU PAI LUIS AUGUSTO ERA UM BURGUÊS EMPREENDEDOR E QUE DEU A SUA FAMÍLIA UMA BOA POSIÇÃO ECONÔMICA.
PAUL ESTUDOU NO COLÉGIO DE BORDÓN E TINHA COMO COLEGAS, EMILIO ZOLA E BAUTISTA BAILLE ESTES INFLUENCIARAM POSITIVAMENTE SUA VIDA ARTÍSTICA. EM 1861 CEZANE CONSEGUE PERMISSÃO DE SEU RIGIDO PAI PARA ESTUDAR PINTURA EM PARIS. NA ACADEMIA SUIZA ONDE FEZ AMIZADE COM GUILLAUMIN E PIZARRO, MAIS DESANIMA PELOS RESULTADOS NEGATIVOS DE SEU TRABALHO VOLTA PARA AIX.
EM 1862 VOLTA A PARIS E DA AMIZADE COM ZOLA SURGE A OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO AMBIENTE DOS IMPRESSIONISTAS. FREQUENTAVA O PONTO DE ENCONTRO DOS ARTISTAS O “CAFÉ GUERBOIS” MAIS SEU PASSATEMPO PREDILETO ERA PASSAR LONGAS HORAS NO MUSEU DO LOUVRE. NA ÉPOCA SUA PINTURA ERA ROMANTICA, TEMAS DRAMATICOS, DE FANTASIAS OSCURAS E DE UMA GRANDE SENSUALIDADE.
SUA CARREIRA ARTÍSTICA DESENVOLVIA-SE BAIXO O RÓTULO D0 FRACASSO. EM 1866 O JURI DO SALÃO DE PARIS REGEITOU SEU INGRESSO E CEZANE ESCREVE UMA CARTA DE PROTESTO AO DIRETOR DE BELAS ARTES HATE 1882 SERIA EXCLUIDO SISTEMATICAMENTE. TEM UM RELACIONAMENTO AMOROSO COM A JOVEM MODELO HORTENSE FIQUET COM A QUAL EM 1872 TEM UM FILHO QUE TAMBEM SERÁ CHAMADO DE PAUL.
A INFLUENCIA DA AMIZADE COM PIZARRO E SEU HÁBITO DE PINTAR AO AR LIVRE DERAM UM FANTÁSTICO IMPULSO NO TRABALHO DE CEZANE. A LUZ COMEÇA A PENETRAR PELOS LABERINTOS OBSCUROS DA OBRA E AS PINCELADAS FRACIONADAS LHE DAÔ UM TOQUE IMPRESIONISTA. EXPÕE COM OS IMPRESSIONISTAS ATÉ 1879 ONDE ABANDONA ESSA LINGUAGEM DEFINITIVAMENTE.
EM 1886 SEU AMIGO ZOLA EDITA A NOVELA “L´OEUVRE” NA QUAL O PROTAGONISTA ERA UM PINTOR FRUSTADO QUE NO FINAL SUICIDA-SE. CEZANE SE RECONHECESE NO PROTAGONISTA E ENVIA UMA CARTA A ZOLA ROMPENDO UMA AMIZADE DE 30 ANOS. NO MESMO ANO CASA-SE COM HORTENCE E DESDE 1888 SEU TRABALHO GANHA MATURIDADE E SERENIDADE.
DEPOIS DO FALECIMENTO DE SEU PAI NÃO TEM MAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS AO MESMO TEMPO CADA VEZ MAIS VAI ISOLANDO-SE EM AIX E SUA COMPANHIA FAVORITA É O MONTE SANTA VITÓRIA, A QUEM DEDICA 60 PINTURAS. EXPÕE NA BÉLGICA EM BRUXELAS EM 1887, 1889, 1890. EM 1895 NUMA GRANDE EXPOSIÇÃO EM PARIS O MARCHAND VOLLARD SANCIONA OFICIALMENTE A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE PAUL CEZANE.
BERNARD DO GRUPO DE ARTISTAS NABIS VAI QUASE EM PEREGRINAÇÃO A AIX E TRABALHA JUNTO AO GRANDE MESTRE QUE PASSAVA LONGAS HORAS PINTANDO AO AR LIVRE.
UM SINCOPE SEGUIDO RAPIDAMENTE DA MORTE O SORPREENDEM EM 1906 AOS 67 ANOS.
PAUL CEZANE O PINTOR DAS PAISAGENS DAS NATUREZAS MORTAS TAMBEM PINTOR FIGURAS HUMANAS E RETRATOS.
PINTAVA A PROVENZA NATAL O MONTE SANTA VITÓRIA.
SUAS PAISAGENS SÃO SUTILMENTE GEOMETRICAS E DE COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICAS. ERA UM CAPTADOR DE EMOÇÕES E SUA POETICA ANALITICA DESPRECIARIA A PERSPECTIVA E SEU TRABALHO SERIA ALTAMENTE PESSOAL.
PAUL CEZANE QUE UM DIA TINHA SIDO ROTULADO COMO UM ARTISTA FRUSTADO SE TORNARIA O PAI DA ARTE MODERNA POR ABRIR O CAMINHO PARA O CUBISMO E O ABSTRACIONISMO. E É UNS DOS RESPONSÁVEIS DA LIBERDADE QUE GOZAMOS TODOS NÓS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS.

BIBLIOGRAFIA: GRAN BIBLIOTECA SARPE GÊNIOS DA PINTURA
WIKIPÉDIAPAUL CESANE NASCEU EM AIX EM PROVENCE AOS 19 DE JANEIRO DE 1839 – SEU PAI LUIS AUGUSTO ERA UM BURGUÊS EMPREENDEDOR E QUE DEU A SUA FAMÍLIA UMA BOA POSIÇÃO ECONÔMICA.
PAUL ESTUDOU NO COLÉGIO DE BORDÓN E TINHA COMO COLEGAS, EMILIO ZOLA E BAUTISTA BAILLE ESTES INFLUENCIARAM POSITIVAMENTE SUA VIDA ARTÍSTICA. EM 1861 CEZANE CONSEGUE PERMISSÃO DE SEU RIGIDO PAI PARA ESTUDAR PINTURA EM PARIS. NA ACADEMIA SUIZA ONDE FEZ AMIZADE COM GUILLAUMIN E PIZARRO, MAIS DESANIMA PELOS RESULTADOS NEGATIVOS DE SEU TRABALHO VOLTA PARA AIX.
EM 1862 VOLTA A PARIS E DA AMIZADE COM ZOLA SURGE A OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO AMBIENTE DOS IMPRESSIONISTAS. FREQUENTAVA O PONTO DE ENCONTRO DOS ARTISTAS O “CAFÉ GUERBOIS” MAIS SEU PASSATEMPO PREDILETO ERA PASSAR LONGAS HORAS NO MUSEU DO LOUVRE. NA ÉPOCA SUA PINTURA ERA ROMANTICA, TEMAS DRAMATICOS, DE FANTASIAS OSCURAS E DE UMA GRANDE SENSUALIDADE.
SUA CARREIRA ARTÍSTICA DESENVOLVIA-SE BAIXO O RÓTULO D0 FRACASSO. EM 1866 O JURI DO SALÃO DE PARIS REGEITOU SEU INGRESSO E CEZANE ESCREVE UMA CARTA DE PROTESTO AO DIRETOR DE BELAS ARTES HATE 1882 SERIA EXCLUIDO SISTEMATICAMENTE. TEM UM RELACIONAMENTO AMOROSO COM A JOVEM MODELO HORTENSE FIQUET COM A QUAL EM 1872 TEM UM FILHO QUE TAMBEM SERÁ CHAMADO DE PAUL.
A INFLUENCIA DA AMIZADE COM PIZARRO E SEU HÁBITO DE PINTAR AO AR LIVRE DERAM UM FANTÁSTICO IMPULSO NO TRABALHO DE CEZANE. A LUZ COMEÇA A PENETRAR PELOS LABERINTOS OBSCUROS DA OBRA E AS PINCELADAS FRACIONADAS LHE DAÔ UM TOQUE IMPRESIONISTA. EXPÕE COM OS IMPRESSIONISTAS ATÉ 1879 ONDE ABANDONA ESSA LINGUAGEM DEFINITIVAMENTE.
EM 1886 SEU AMIGO ZOLA EDITA A NOVELA “L´OEUVRE” NA QUAL O PROTAGONISTA ERA UM PINTOR FRUSTADO QUE NO FINAL SUICIDA-SE. CEZANE SE RECONHECESE NO PROTAGONISTA E ENVIA UMA CARTA A ZOLA ROMPENDO UMA AMIZADE DE 30 ANOS. NO MESMO ANO CASA-SE COM HORTENCE E DESDE 1888 SEU TRABALHO GANHA MATURIDADE E SERENIDADE.
DEPOIS DO FALECIMENTO DE SEU PAI NÃO TEM MAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS AO MESMO TEMPO CADA VEZ MAIS VAI ISOLANDO-SE EM AIX E SUA COMPANHIA FAVORITA É O MONTE SANTA VITÓRIA, A QUEM DEDICA 60 PINTURAS. EXPÕE NA BÉLGICA EM BRUXELAS EM 1887, 1889, 1890. EM 1895 NUMA GRANDE EXPOSIÇÃO EM PARIS O MARCHAND VOLLARD SANCIONA OFICIALMENTE A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE PAUL CEZANE.
BERNARD DO GRUPO DE ARTISTAS NABIS VAI QUASE EM PEREGRINAÇÃO A AIX E TRABALHA JUNTO AO GRANDE MESTRE QUE PASSAVA LONGAS HORAS PINTANDO AO AR LIVRE.
UM SINCOPE SEGUIDO RAPIDAMENTE DA MORTE O SORPREENDEM EM 1906 AOS 67 ANOS.
PAUL CEZANE O PINTOR DAS PAISAGENS DAS NATUREZAS MORTAS TAMBEM PINTOR FIGURAS HUMANAS E RETRATOS.
PINTAVA A PROVENZA NATAL O MONTE SANTA VITÓRIA.
SUAS PAISAGENS SÃO SUTILMENTE GEOMETRICAS E DE COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICAS. ERA UM CAPTADOR DE EMOÇÕES E SUA POETICA ANALITICA DESPRECIARIA A PERSPECTIVA E SEU TRABALHO SERIA ALTAMENTE PESSOAL.
PAUL CEZANE QUE UM DIA TINHA SIDO ROTULADO COMO UM ARTISTA FRUSTADO SE TORNARIA O PAI DA ARTE MODERNA POR ABRIR O CAMINHO PARA O CUBISMO E O ABSTRACIONISMO. E É UNS DOS RESPONSÁVEIS DA LIBERDADE QUE GOZAMOS TODOS NÓS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS.

BIBLIOGRAFIA: GRAN BIBLIOTECA SARPE GÊNIOS DA PINTURA
WIKIPÉDIAPAUL CESANE NASCEU EM AIX EM PROVENCE AOS 19 DE JANEIRO DE 1839 – SEU PAI LUIS AUGUSTO ERA UM BURGUÊS EMPREENDEDOR E QUE DEU A SUA FAMÍLIA UMA BOA POSIÇÃO ECONÔMICA.
PAUL ESTUDOU NO COLÉGIO DE BORDÓN E TINHA COMO COLEGAS, EMILIO ZOLA E BAUTISTA BAILLE ESTES INFLUENCIARAM POSITIVAMENTE SUA VIDA ARTÍSTICA. EM 1861 CEZANE CONSEGUE PERMISSÃO DE SEU RIGIDO PAI PARA ESTUDAR PINTURA EM PARIS. NA ACADEMIA SUIZA ONDE FEZ AMIZADE COM GUILLAUMIN E PIZARRO, MAIS DESANIMA PELOS RESULTADOS NEGATIVOS DE SEU TRABALHO VOLTA PARA AIX.
EM 1862 VOLTA A PARIS E DA AMIZADE COM ZOLA SURGE A OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO AMBIENTE DOS IMPRESSIONISTAS. FREQUENTAVA O PONTO DE ENCONTRO DOS ARTISTAS O “CAFÉ GUERBOIS” MAIS SEU PASSATEMPO PREDILETO ERA PASSAR LONGAS HORAS NO MUSEU DO LOUVRE. NA ÉPOCA SUA PINTURA ERA ROMANTICA, TEMAS DRAMATICOS, DE FANTASIAS OSCURAS E DE UMA GRANDE SENSUALIDADE.
SUA CARREIRA ARTÍSTICA DESENVOLVIA-SE BAIXO O RÓTULO D0 FRACASSO. EM 1866 O JURI DO SALÃO DE PARIS REGEITOU SEU INGRESSO E CEZANE ESCREVE UMA CARTA DE PROTESTO AO DIRETOR DE BELAS ARTES HATE 1882 SERIA EXCLUIDO SISTEMATICAMENTE. TEM UM RELACIONAMENTO AMOROSO COM A JOVEM MODELO HORTENSE FIQUET COM A QUAL EM 1872 TEM UM FILHO QUE TAMBEM SERÁ CHAMADO DE PAUL.
A INFLUENCIA DA AMIZADE COM PIZARRO E SEU HÁBITO DE PINTAR AO AR LIVRE DERAM UM FANTÁSTICO IMPULSO NO TRABALHO DE CEZANE. A LUZ COMEÇA A PENETRAR PELOS LABERINTOS OBSCUROS DA OBRA E AS PINCELADAS FRACIONADAS LHE DAÔ UM TOQUE IMPRESIONISTA. EXPÕE COM OS IMPRESSIONISTAS ATÉ 1879 ONDE ABANDONA ESSA LINGUAGEM DEFINITIVAMENTE.
EM 1886 SEU AMIGO ZOLA EDITA A NOVELA “L´OEUVRE” NA QUAL O PROTAGONISTA ERA UM PINTOR FRUSTADO QUE NO FINAL SUICIDA-SE. CEZANE SE RECONHECESE NO PROTAGONISTA E ENVIA UMA CARTA A ZOLA ROMPENDO UMA AMIZADE DE 30 ANOS. NO MESMO ANO CASA-SE COM HORTENCE E DESDE 1888 SEU TRABALHO GANHA MATURIDADE E SERENIDADE.
DEPOIS DO FALECIMENTO DE SEU PAI NÃO TEM MAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS AO MESMO TEMPO CADA VEZ MAIS VAI ISOLANDO-SE EM AIX E SUA COMPANHIA FAVORITA É O MONTE SANTA VITÓRIA, A QUEM DEDICA 60 PINTURAS. EXPÕE NA BÉLGICA EM BRUXELAS EM 1887, 1889, 1890. EM 1895 NUMA GRANDE EXPOSIÇÃO EM PARIS O MARCHAND VOLLARD SANCIONA OFICIALMENTE A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE PAUL CEZANE.
BERNARD DO GRUPO DE ARTISTAS NABIS VAI QUASE EM PEREGRINAÇÃO A AIX E TRABALHA JUNTO AO GRANDE MESTRE QUE PASSAVA LONGAS HORAS PINTANDO AO AR LIVRE.
UM SINCOPE SEGUIDO RAPIDAMENTE DA MORTE O SORPREENDEM EM 1906 AOS 67 ANOS.
PAUL CEZANE O PINTOR DAS PAISAGENS DAS NATUREZAS MORTAS TAMBEM PINTOR FIGURAS HUMANAS E RETRATOS.
PINTAVA A PROVENZA NATAL O MONTE SANTA VITÓRIA.
SUAS PAISAGENS SÃO SUTILMENTE GEOMETRICAS E DE COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICAS. ERA UM CAPTADOR DE EMOÇÕES E SUA POETICA ANALITICA DESPRECIARIA A PERSPECTIVA E SEU TRABALHO SERIA ALTAMENTE PESSOAL.
PAUL CEZANE QUE UM DIA TINHA SIDO ROTULADO COMO UM ARTISTA FRUSTADO SE TORNARIA O PAI DA ARTE MODERNA POR ABRIR O CAMINHO PARA O CUBISMO E O ABSTRACIONISMO. E É UNS DOS RESPONSÁVEIS DA LIBERDADE QUE GOZAMOS TODOS NÓS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS.

BIBLIOGRAFIA: GRAN BIBLIOTECA SARPE GÊNIOS DA PINTURA
WIKIPÉDIAPAUL CESANE NASCEU EM AIX EM PROVENCE AOS 19 DE JANEIRO DE 1839 – SEU PAI LUIS AUGUSTO ERA UM BURGUÊS EMPREENDEDOR E QUE DEU A SUA FAMÍLIA UMA BOA POSIÇÃO ECONÔMICA.
PAUL ESTUDOU NO COLÉGIO DE BORDÓN E TINHA COMO COLEGAS, EMILIO ZOLA E BAUTISTA BAILLE ESTES INFLUENCIARAM POSITIVAMENTE SUA VIDA ARTÍSTICA. EM 1861 CEZANE CONSEGUE PERMISSÃO DE SEU RIGIDO PAI PARA ESTUDAR PINTURA EM PARIS. NA ACADEMIA SUIZA ONDE FEZ AMIZADE COM GUILLAUMIN E PIZARRO, MAIS DESANIMA PELOS RESULTADOS NEGATIVOS DE SEU TRABALHO VOLTA PARA AIX.
EM 1862 VOLTA A PARIS E DA AMIZADE COM ZOLA SURGE A OPORTUNIDADE DE INGRESSAR NO AMBIENTE DOS IMPRESSIONISTAS. FREQUENTAVA O PONTO DE ENCONTRO DOS ARTISTAS O “CAFÉ GUERBOIS” MAIS SEU PASSATEMPO PREDILETO ERA PASSAR LONGAS HORAS NO MUSEU DO LOUVRE. NA ÉPOCA SUA PINTURA ERA ROMANTICA, TEMAS DRAMATICOS, DE FANTASIAS OSCURAS E DE UMA GRANDE SENSUALIDADE.
SUA CARREIRA ARTÍSTICA DESENVOLVIA-SE BAIXO O RÓTULO D0 FRACASSO. EM 1866 O JURI DO SALÃO DE PARIS REGEITOU SEU INGRESSO E CEZANE ESCREVE UMA CARTA DE PROTESTO AO DIRETOR DE BELAS ARTES HATE 1882 SERIA EXCLUIDO SISTEMATICAMENTE. TEM UM RELACIONAMENTO AMOROSO COM A JOVEM MODELO HORTENSE FIQUET COM A QUAL EM 1872 TEM UM FILHO QUE TAMBEM SERÁ CHAMADO DE PAUL.
A INFLUENCIA DA AMIZADE COM PIZARRO E SEU HÁBITO DE PINTAR AO AR LIVRE DERAM UM FANTÁSTICO IMPULSO NO TRABALHO DE CEZANE. A LUZ COMEÇA A PENETRAR PELOS LABERINTOS OBSCUROS DA OBRA E AS PINCELADAS FRACIONADAS LHE DAÔ UM TOQUE IMPRESIONISTA. EXPÕE COM OS IMPRESSIONISTAS ATÉ 1879 ONDE ABANDONA ESSA LINGUAGEM DEFINITIVAMENTE.
EM 1886 SEU AMIGO ZOLA EDITA A NOVELA “L´OEUVRE” NA QUAL O PROTAGONISTA ERA UM PINTOR FRUSTADO QUE NO FINAL SUICIDA-SE. CEZANE SE RECONHECESE NO PROTAGONISTA E ENVIA UMA CARTA A ZOLA ROMPENDO UMA AMIZADE DE 30 ANOS. NO MESMO ANO CASA-SE COM HORTENCE E DESDE 1888 SEU TRABALHO GANHA MATURIDADE E SERENIDADE.
DEPOIS DO FALECIMENTO DE SEU PAI NÃO TEM MAIS PROBLEMAS ECONÔMICOS MAIS AO MESMO TEMPO CADA VEZ MAIS VAI ISOLANDO-SE EM AIX E SUA COMPANHIA FAVORITA É O MONTE SANTA VITÓRIA, A QUEM DEDICA 60 PINTURAS. EXPÕE NA BÉLGICA EM BRUXELAS EM 1887, 1889, 1890. EM 1895 NUMA GRANDE EXPOSIÇÃO EM PARIS O MARCHAND VOLLARD SANCIONA OFICIALMENTE A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE PAUL CEZANE.
BERNARD DO GRUPO DE ARTISTAS NABIS VAI QUASE EM PEREGRINAÇÃO A AIX E TRABALHA JUNTO AO GRANDE MESTRE QUE PASSAVA LONGAS HORAS PINTANDO AO AR LIVRE.
UM SINCOPE SEGUIDO RAPIDAMENTE DA MORTE O SORPREENDEM EM 1906 AOS 67 ANOS.
PAUL CEZANE O PINTOR DAS PAISAGENS DAS NATUREZAS MORTAS TAMBEM PINTOR FIGURAS HUMANAS E RETRATOS.
PINTAVA A PROVENZA NATAL O MONTE SANTA VITÓRIA.
SUAS PAISAGENS SÃO SUTILMENTE GEOMETRICAS E DE COMPOSIÇÃO ARQUITETÔNICAS. ERA UM CAPTADOR DE EMOÇÕES E SUA POETICA ANALITICA DESPRECIARIA A PERSPECTIVA E SEU TRABALHO SERIA ALTAMENTE PESSOAL.
PAUL CEZANE QUE UM DIA TINHA SIDO ROTULADO COMO UM ARTISTA FRUSTADO SE TORNARIA O PAI DA ARTE MODERNA POR ABRIR O CAMINHO PARA O CUBISMO E O ABSTRACIONISMO. E É UNS DOS RESPONSÁVEIS DA LIBERDADE QUE GOZAMOS TODOS NÓS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS.

BIBLIOGRAFIA: GRAN BIBLIOTECA SARPE GÊNIOS DA PINTURA
WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog